Cultura
Festa de S. Gonçalo vivida com fé e devoção por dezenas de fiéis

Decorreram este fim de semana, em Monte Córdova, as tradicionais celebrações em honra de São Gonçalo.

Esta festa, marcadamente religiosa, teve inicio no passado sábado, 4 de maio, logo pela manhã, com uma arruada de bombos pelas principais vias da freguesia, a cargo da Associação Popular e Cultural de Bombos e Concertinas “Os Cordovenses”. Pelas 18 horas decorreu o transporte e colocação do mastro e às 22:00 uma grandiosa sessão de fogo de artificio.

No domingo, pelas 8:45, entrou em cena a Banda Filarmónica Gafanhense, atuado junto à Igreja paroquial, seguindo depois para a Capela no Lugar da Costa. Mas o ponto alto desta celebração aconteceu pelas 11 horas com a eucaristia na Capela de São Gonçalo, solenemente presidida pelo Reverendo Pároco local, Manuel Torres seguida de uma majestosa procissão, momentos que contaram com a participação de dezenas de fiéis numa clara demonstração de fé e devoção.

A procissão contou com três andores, entre os quais, o de S. Gonçalo, e com 18 anjinhos, mais uma vez brilhantemente preparados pela Funerária Santa Luzia. Também o Agrupamento de Escuteiros de Vilela participaram neste cortejo religioso, bem como a Banda Filarmónica.

Da parte da tarde, houve atuação da Banda Filarmónica e as festividades encerraram cerca das 19 horas, com mais uma grande sessão de fogo de artificio.

APOIOS: