Geral
Compasso Pascal saiu à rua em Monte Córdova anunciando a ressurreição de cristo

Texto – Patricia Vieira

Imagem – Luis F. Maia

O Compasso Pascal é uma tradição cristã portuguesa que consiste na visita casa a casa de uma paróquia do Crucifixo de Cristo no dia de Páscoa, celebrando a sua Ressurreição d.

Em Monte Córdova, esta é uma tradição que muito alegra a comunidade, que normalmente adere em massa às celebrações Pascais, que este ano tiveram inicio na quinta-feira, 18 de abril pelas 20 horas com a Ultima Ceia. No dia seguinte, sexta-feira santa, no mesmo horário, teve lugar a Paixão do Senhor. No sábado houve vigilia Pascal.

Mas o ponto alto aconteceu no domingo dia des Páscoa, pelas 7h30 com a celebração da palavra e a saída das cruzes que durante todo o dia levaram a boa nova a casa dos paroquianos da freguesia.

No final do dia as cruzes juntaram-se no lar da Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova,  onde deram Cristo Ressuscitado a beijar aos idosos residentes no Lar e a todos os presentes que quiseram partilhar esta celebração católica, numa singela mas sentida cerimónia presidida pelo Reverendo Pároco, Manuel Torres, seguindo-se uma Eucaristia na Igreja Paroquial.

Durante o dia de ontem, ouviu-se muito fogo-de-artifício, sinal de confraternização e alegria pela Ressurreição de Jesus Cristo.

Comentários