HOME Atualidade
Câmara de Santo Tirso disponibiliza tratamentos termais gratuitos

MEDIDA VISA MUNÍCIPES ISENTOS DE TAXAS MODERADORAS

No âmbito do Plano Municipal de Saúde, a Câmara de Santo Tirso vai passar a disponibilizar gratuitamente tratamentos nas Termas das Caldas da Saúde aos munícipes isentos de taxas moderadoras. A medida pretende ajudar no tratamento de doenças crónicas de pele, das vias respiratórias e musculoesqueléticas.

“A promoção da saúde é uma prioridade do atual executivo, motivo pelo qual implementámos de forma pioneira, em 2017, um Plano Municipal de Saúde que está em constante atualização e cuja abrangência pretendemos que seja cada vez maior”, revela o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

Tendo em conta que vários estudos defendem a terapia com águas termais como um tratamento alternativo a fármacos em doenças inflamatórias crónicas, com resultados significativos e sem efeitos secundários, acrescenta o autarca, “consideramos que esta medida poderia trazer importantes ganhos em saúde”.

Assim, e “uma vez que temos no nosso concelho uma unidade termal de referência, com valências reconhecidas pela Direção Geral de Saúde, para tratamentos de pele, das vias respiratórias e musculoesqueléticos, decidimos dar a oportunidade aos nossos munícipes de usufruírem destas terapêuticas”, adianta.

Para ter acesso ao “cheque de tratamento” disponibilizado pela Câmara de Santo Tirso, a terapia terá de ser prescrita por um médico, sendo que o Município garante um de três tratamentos termais – doenças de pele, vias respiratórias e musculoesqueléticas – por munícipe. Cada um destes três tratamentos tem uma duração de 14 dias.

Podem usufruir dos tratamentos termais gratuitos os munícipes residentes no concelho há mais de dois anos e que estejam isentos do pagamento de taxa moderadora no Serviço Nacional de Saúde.

Todos os interessados em beneficiar do “cheque de tratamento” devem dirigir-se ao Espaço do Munícipe ou à divisão de Ação Social da Câmara de Santo Tirso.

Comentários