Sociedade
“Crescer com as árvores” na Freguesia de Reguenga

O dia Mundial da Árvore, 21 de março, foi assinalado na Reguenga – na Avenida da Igreja e no Parque de Lazer da Mouteira e teve como objetivo principal a promoção do contacto das crianças com a natureza, incentivando-os à plantação de árvores. “

Esta atividade foi organizada pela Junta de Freguesia da Reguenga em parceria com a escola EB1/JI de Cantim, e contou com a participação de todos os alunos desse estabelecimento de ensino – 60 alunos (22 do pré-escolar e 38 do 1ºciclo).

Eram 10h00 da manhã quando as crianças já organizadas iniciaram a sua marcha rumo aos diferentes locais onde iria decorrer a atividade intitulada “Crescer com as Árvores” – o pré-escolar deslocou-se para a Avenida da Igreja e os alunos do 1º ciclo para o parque da Mouteira.

Chegados aos locais, tiveram a possibilidade de plantar árvores, disponibilizadas pela junta de freguesia, que aguardavam pelo seu novo “lar”.

Foi grande o entusiasmo: afinal, não é todos os dias que se contribui ativamente para o equilíbrio da natureza e para a preservação dos espaços verdes da freguesia. 

As crianças, de mangas arregaçadas e enxada na mão, ajudaram a plantar uma camélia, uma tília, uma lagerstroemia e 4 carvalhos.

Porque nunca é de mais relembrar que a progressiva degradação e destruição da área florestal, que tem vindo a acontecer já há alguns anos, leva a que a qualidade da vida das populações seja cada vez menor. E nada melhor que chamar à atenção das crianças para que estas possam transmitir aos seus pais e familiares a importância que tem a preservação da floresta, em prol de um desenvolvimento sustentável.

Distribuiu-se, ainda, aos alunos garrafas de água e crachás alusivos ao “Dia da Árvore”.

Finalmente, salienta-se a colaboração empenhada e ativa das professoras e auxiliares da escola EB/JI de Cantim, bem como dos funcionários da Junta de Freguesia da Reguenga, assim como o apoio prestado pela Polícia Municipal, na concretização desta atividade.