Sociedade
Câmara de Santo Tirso promove robótica nas escolas do 1º ciclo

INICITIVA PRETENDE DESENVOLVER IMAGINAÇÃO E ESPÍRITO CRÍTICO DOS ALUNOS

Medida da Câmara Municipal de Santo Tirso permite que as escolas do 1º ciclo da rede pública do concelho tenham aulas de programação e robótica. Escolas dispõem de kits “all aboard” que permitem desenvolver competências dos alunos através do método “ver, aprender e criar”.

Funciona como medida de promoção do sucesso escolar, de prevenção do abandono precoce e de igualdade de acesso a uma educação de boa qualidade. A inclusão de aulas de programação e robótica no 1º ciclo do concelho está a dotar as escolas de um kit “all aboard”, que inclui uma impressora 3D, e é fundamental para a aprendizagem de eletrónica básica, de programação e robótica.

Aos alunos é dada a possibilidade de construir e programar um robot através do método ver, aprender e criar. A iniciativa decorre, assim, em três fases, sendo a primeira delas marcada por ações de sensibilização e capacitação de educadores e professores para promover o uso de tecnologias inovadoras a nível pedagógico. Num segundo momento serão realizadas atividades em contexto escolar, através da metodologia baseada na resolução de problemas e, numa fase final, será possível criar sistemas recorrendo a equipamentos como a impressão em 3D.

“Vivemos na era da tecnologia e queremos, por isso, aumentar as competências tecnologias dos alunos”, adianta o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto. “Mas queremos fazê-lo explorando a vertente do desenvolvimento social, motivando as crianças para o seu sucesso educativo e criando um ambiente de aprendizagem inovador”, explica.

A medida irá permitir a adaptação às necessidades de cada aluno, estimulando e reforçando o seu processo de ensino com impacto no desenvolvimento de competências como a criatividade, a imaginação e o espírito crítico.

Cada agrupamento avalia a melhor forma de abordagem da ação que pode ir desde aulas especificas de programação e robótica, incluir a oferta complementar ou atividade de enriquecimento curricular.

Comentários