Desporto
Karaté passa a integrar programa de Desporto Adaptado de Santo tirso

INCIATIVA DA CÂMARA DE SANTO TIRSO CHEGA A MAIS DE 60 ALUNOS

Mais de 60 alunos da educação especial do 2º e 3º ciclos, Ensino Secundário, Ensino Profissional do Município de Santo Tirso e utentes da CAID e CASL têm, agora, a possibilidade de praticar karaté adaptado, no âmbito do Programa do Desporto Adaptado, promovido pela Câmara.

Com benefícios ao nível cognitivo, comportamental, social e motor, o karaté adaptado é a nova modalidade do Programa Municipal de Desporto Adaptado de Santo Tirso e, uma vez por semana, irá permitir a prática de aulas nos agrupamentos de escolas do concelho, na CAID e na CASL, lecionadas pelo mestre Joaquim Fernandes.

Trata-se de uma iniciativa sem qualquer custo para os participantes que tem “um impacto profundo no bem-estar geral dos jovens e no seu desenvolvimento físico e psicológico”, explica o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, deixando claro que “as atividades e os objetivos definidos para a prática da modalidade têm em conta e respeitam sempre as limitações e potencialidades dos alunos”.

A prática da modalidade já se encontra em funcionamento e conta com mais de 60 alunos inscritos. A arte do karaté estimula e desenvolve competências como o raciocínio, a autoconfiança, o espirito de equipa, a independência e autonomia, a agilidade, entre outras. “É uma arte marcial inclusiva e, para além da promoção de hábitos de vida saudáveis, queremos eliminar as barreiras que ainda existem na sociedade a este respeito e combater o estigma em torno de muitas limitações”, conclui Joaquim Couto.