Atualidade
Plano Diretor Municipal discutio em sessão pública

DIA 12 DE MARÇO, A PARTIR DAS 18H30, NO AUDITÓRIO IMOD, NA FÁBRICA DE SANTO THYRSO

A Câmara de Santo Tirso vai organizar no próximo dia 12, a partir das 18h30, uma sessão de esclarecimento sobre a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) atualmente em curso. Aberta a toda a população, esta sessão irá decorrer no auditório da IMOD, na Fábrica de Santo Thyrso, e visa abordar os objetivos, procedimentos e a programação referente ao novo PDM.

Publicado pela primeira vez em 1994 e depois da primeira revisão em 2011, o PDM de Santo Tirso está, agora, a ser alvo de uma segunda revisão, com vista a atualizar um instrumento fundamental para o lançamento de reformas que permitam ao Município ganhar ainda mais atratividade, competitividade e sustentabilidade.

Depois de uma primeira fase onde os cidadãos foram convidados a apresentar as suas sugestões, a Câmara Municipal promove uma sessão pública para explicar alguns dos pontos mais importantes do novo PDM e esclarecer dúvidas.

A iniciativa, marcada para as 18h30 de dia 12 de março, no auditório IMOD, contará com a presença do presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, a Diretora Geral de Ordenamento do território da CCDRN, Cristina Guimarães, a diretora geral Municipal e a chefe de divisão de ordenamento do território e informação geográfica.

As alterações legais para a organização territorial a nível municipal, a estratégia municipal para o desenvolvimento do território a ter em conta na segunda revisão do PDM, assim como a metodologia são alguns dos pontos que irão ser abordados na sessão.

A segunda revisão do PDM de Santo Tirso pretende valorizar o património natural e sociocultural do Município, aumentar a resiliência do sistema urbano, fortalecer a estrutura económica, melhorar a mobilidade e acessibilidade aos equipamentos e serviços, assim como melhorar a governança e a cultura territorial.