Atualidade
Maior entreposto do Lidl em Portugal nasce em Santo Tirso

LOCALIZADO NA ERMIDA E COM CONCLUSÃO PREVISTA PARA 2020, REPRESENTA UM INVESTIMENTO DE 70 MILHÕES DE EUROS

É o maior entreposto do LIDL em Portugal e começou a nascer em Santo Tirso, na Zona Empresarial da Ermida. Tem 48 mil metros quadrados, o equivalente a cinco campos de futebol, e representa um investimento de 70 milhões de euros.  No lançamento da primeira pedra, que decorreu esta terça-feira, o presidente da Câmara, Joaquim Couto, lembrou a aposta da autarquia na captação de investimento. “Este projeto é um dos maiores investimentos de sempre realizados no Município”, enfatizou.

A cadeia alemã de supermercados LIDL está a deslocar o centro de distribuição e logística e o armazém de congelados, em Famalicão, para o Município de Santo. Fruto deste investimento, a empresa passará a ter “capacidade para chegar a mais de 100 lojas”, como garantiu o diretor geral do Lidl, Hélder Rocha, sendo que o “alcance atual se situa nas 77”.

“Estamos muito orgulhosos pelo facto de o Lidl ter escolhido Santo Tirso para o novo entreposto e, acima de tudo, pelo facto de reconhecerem que o acompanhamento que a Câmara Municipal fez de todo este processo foi decisivo para a decisão”, sublinhou Joaquim Couto.

Presente na cerimónia de lançamento da primeira pedra da empresa, o secretário de Estado da Defesa do Consumidor, João Torres, enalteceu também o trabalho realizado pela Câmara, nomeadamente pelo facto de ter criado uma zona privilegiada para o investimento e desenvolvimento de empresas.

Exatamente na Zona Empresarial da Ermida, segundo revelou Joaquim Couto, só nos últimos cinco anos houve um investimento superior a 105 milhões de euros, correspondendo à criação de cerca de 300 novos postos de trabalho. Para apoiar a instalação de novas empresas, “a Câmara de Santo Tirso investiu mais de 3,5 milhões de euros, quer através infraestruturas e acessibilidades, quer através de benefícios fiscais”.

PROJETO PILOTO

O autarca anunciou, ainda, que a Zona Empresarial da Ermida vai integrar um projeto piloto a nível nacional de instalação de uma subestação da EDP que irá permitir “melhor a qualidade e fiabilidade no fornecimento de energia elétrica às empresas”. “Trata-se de uma situação excecional e uma referência a nível nacional, uma vez que seremos a única cidade que não é capital distrito com uma subestação de qualidade A+”, apontou, acrescentando que esta ação reflete “o empenho da Câmara Municipal no apoio às empresas e resposta às suas necessidades”.

Por outro lado, continuou, este projeto piloto “permitirá ter uma competitividade acrescida, porque no mundo global apresentar esta área como tendo qualidade A+ é um acrescento face ao contexto regional e nacional”. 

Também o novo entreposto do LIDL será amigo do ambiente, de acordo com Hélder Rocha. Nesse sentido, terá painéis solares e será um edifício que respeita os princípios da eficiência energética. Ainda segundo o diretor geral do LIDL, o novo equipamento estará concluído dentro de um ano.