Cultura
Apresentação do CD de Óscar Flecha este sábado na Febrica de Santo Thyrso

APRESENTAÇÃO DO CD “SANTO TIRSO IMPRESSIONS” ACONTECE SÁBADO, ÀS 21H30

Inspirado em diversos locais da cidade, o CD “Santo Tirso Impressions”, de Óscar Flecha, é apresentado em concerto ao vivo no próximo sábado, pelas 21h30, na Fábrica de Santo Thyrso. Ao som da guitarra, Óscar Flecha presta homenagem à cidade que acolheu o Festival do qual foi um dos mentores: o Festival Internacional de Guitarra.

As texturas acústicas e elétricas que compõem o CD de Óscar Flecha, “Santo Tirso Impressions”, são algumas das sensações que serão exploradas no concerto de apresentação do seu trabalho. Músico e guitarrista, Óscar Flecha foi mentor do Festival Internacional de Guitarra que é, até hoje, um dos mais importantes festivais do país na área.

Com este projeto, Óscar Flecha presta homenagem à cidade que o acolheu e junta-se ao agrupamento Borderline, do qual faz parte desde 2015, para um concerto de entrada livre. Fernando Fernandes, na Guitarra, José Fidalgo, no Baixo e Gonçalo Flecha na bateria marcarão presença, ao lado de Óscar Flecha, na Fábrica de Santo Thyrso.

Formado como professor de guitarra clássica no Conservatório Nacional de Música de Buenos Aires, aperfeiçoou-se com Eduardo Isaac, Omar Cyrulnik, Miguel Angel Girollet, Maria Isabel Siewers e vários outros. Também frequentou cursos de interpretação com David Russell, Segiswald Küijken, Leo Brouwer, Maria Ester Cora e Rosalyn Tureck.

Como solista, tem realizado concertos em diversas salas de Argentina e da Europa, nomeadamente o Teatro General San Martín de Buenos Aires, o Bolivar Hall de Londres, a St. James Church of Picadilly (obras da sua autoria). Tem-se apresentado em formações de câmara, principalmente em duo com violino, violoncelo e fagote, bem como com a soprano Cecília Fontes e o guitarrista australiano Ken Murray.

Como docente, tem ministrado vários cursos de aperfeiçoamento, nomeadamente em Santo Tirso, Lousada, Porto, Ilha da Madeira, etc. Atualmente, leciona no Conservatório Regional Centro de Cultura Musical de Santo Tirso/Famalicão. É, regularmente, membro do júri em diversos concursos de guitarra nacionais e internacionais.