Cultura
Lenços de Namorados em exposição no Centro Cultural de Vila das Aves

A mostra da coleção Namorar Portugal, que conta a história, a simbologia e os dizeres dos Lenços dos Namorados estará patente no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves de 01 a 28 de fevereiro, fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Santo Tirso, o Município de Vila Verde e a Cooperativa Aliança Artesanal.

Tradicionais do Minho, os lenços ilustram os sentimentos amorosos de raparigas em idade de casar, através de símbolos como a fidelidade, a dedicação e a amizade. Originários do Século XVIII, os lenços são panos de linho ou algodão bordados com motivos florais, corações, pássaros a voar, chaves e mensagens em quadras em português arcaico.

Namorar Portugal é, assim, a materialização contemporânea de um ícone do artesanato português. Em 2008, o Município de Vila Verde registou Namorar Portugal como marca para dar nome a eventos e produtos inspirados nos motivos dos Lenços. Já a Cooperativa Aliança Artesanal tem, desde 1988, a missão de promover e preservar a herança cultural dos Lenços de Amor, nomeadamente através do incentivo a novas ideias de negócio.

A mostra que estará, agora, patente no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves expõe um conjunto variado de produtos que primam pela criatividade e inovação e que podem ser vistos de forma gratuita.