Atualidade
Fábrica de móveis destruída por incêndio em Carvalhosa

ng7845778Um incêndio destruiu, na madrugada deste sábado, as instalações de uma fábrica de móveis situada em Carvalhosa, Paços de Ferreira.

As chamas, combatidas por 44 bombeiros, também queimaram todas as máquinas da Francisco J. Dias, Lda., assim como a quase totalidade da matéria-prima armazenada e os móveis prontos para serem polidos.

A empresa tem cerca de 50 funcionários, 30 dos quais laboravam na unidade agora destruída.

Manuela Neto mora junto à fábrica e, pela meia-noite, sentiu um cheiro estranho no ar. “Vinha na rua e cheirou-me a borracha queimada. Mesmo assim, fui para a cama”, recorda. Porém, duas horas depois foi chamada pelo marido, que acordou com o barulho “dos estalos” vindos da fábrica já em chamas. “Quando fui à varanda o dono da empresa estava a tirar os carros e camiões estacionados junto ao armazém. E a fábrica já estava tomada por chamas mais altas que os pinheiros”, descreve. “É uma desgraça muito grande, porque o dono é muito amigo dos empregados”, acrescenta.

Francisco Dias não quis confirmar os valores do prejuízo provocado por um incêndio que envolveu sete corporações de bombeiros e que só foi dado como extinto quase dez horas depois. Visivelmente abalado com o sucedido, o empresário concentrou-se em acompanhar o inspetor da Polícia Judiciária que, ao longo da manhã, esteve a tentar apurar as causas do fogo.

Para os funcionários, o espírito empreendedor do administrador permitirá que a empresa ultrapasse este contratempo. “A empresa é sólida e tem muito trabalho. Vende para o mercado interno e para Espanha”, afirmou um dos funcionários que abandonou a fábrica pelas 19:30 de sexta-feira e ia voltar ao trabalho às 8 horas de ontem. “Quando saímos da fábrica estava tudo bem. Só soube do incêndio quando aqui cheguei para trabalhar”, garante.

A Francisco J. Dias, Lda. funciona em duas unidades fabris. Uma dedicada à produção e que agora ardeu e uma segunda vocacionada para o acabamento das peças de mobiliário.

Leia mais: Incêndio destruiu fábrica de móveis em Paços de Ferreira http://www.jn.pt/local/noticias/porto/pacos-de-ferreira/interior/incendio-destruiu-fabrica-de-moveis-em-pacos-de-ferreira-5494626.html#ixzz4PuNvcuoP
Follow us: jornalnoticias on Facebook