Desporto
Futebol Distrital – Vilarinho perde em Lousada

By Pedro Pimenta

Imagem de: Jornal Terras de Vale do Sousa

Realizou se na tarde de Domingo 16 de Dezembro de 2018 a 16° Jornada do Campeonato da Divisão de Elite Pro Nacional da Associação de Futebol do Porto Série 2. A formação Vilarinhense teve uma curta deslocação a Lousada para defrontar a formação local onde saiu derrotada por duas bolas a uma(2-1). Sabia se que para este jogo não ia ser fácil conquistar pontos perante um histórico clube e candidato a subida de divisão. O Lousada, segundo classificado da série 2 orientado pelo treinador Pedro Vilaça que já passou pelo FC Vilarinho conseguiu uma vitória consumada apenas na primeira parte do jogo.

Numa partida de futebol algo fraca, a vitória sorriu ao Lousada ainda na primeira parte. Carlos e João Rafael deram vantagem aos “Vilões” orientados pelo técnico Pedro Vilaça. Marcos Nunes técnico Vilarinhense cedo viu se “Obrigado” a mexer na equipa para tentar recuperar a desvantagem de dois golos. O Vilarinho sentiu muitas dificuldades em adaptar se ao terreno do jogo dado que era relva natural e notava se o terreno do jogo algo pesado. Contudo na primeira parte não se registou grandes oportunidades de golo. O Lousada nas duas vezes que foi a baliza marcou. Para a segunda parte o Vilarinho entrou mais determinado a mudar o jogo enquanto o Lousada apenas se preocupou em defender o seu resultado. O Vilarinho sem nada a perder assumiu o jogo mas continuou com muitas dificuldades em adaptar se ao terreno de jogo e era visível que alguns atletas escorregavam em várias jogadas. Apesar disso o Vilarinho foi a equipa mais inconformada. Mário Neiva teve nos pés duas oportunidades de golo, na primeira atira com um remate bem colocado e forte onde o guardião do Lousada defende com a ponta dos dedos e a bola bate na trave. Oportunidade de golo clara a dar sinal de perigo e de que o Vilarinho queria alterar os acontecimentos do jogo. Aos 62 minutos num pontapé de canto na direita, Henrique tenta marcar de calcanhar e a bola sobra para Gil que em frente à baliza não perdoa e faz o justo golo do Vilarinho. Sinal mais para a equipa do Vilarinho que ganha ânimo para tentar chegar ao empate.

O Lousada pouco ou nada criava perigo a excepção de um remate ou outro mas sem grande perigo para Ricardo. Com mais algumas alterações feitas pelo treinador Marcos Nunes o Vilarinho foi ganhando posse de bola e subindo no terreno de jogo mas não conseguia acertar no último passe e na frente de ataque. Fica ainda na dúvida uma grande penalidade por marcar a favor do Vilarinho dentro da área onde um jogador nosso que não conseguimos ver bem quem, é empurrado pelas costas quando tentava chegar a bola. Contudo o Vilarinho tentou e tentou chegar a baliza, Mário Neiva na segunda oportunidade que teve atirou a figura do guardião Lousada. A formação Lousadense acabou por segurar o jogo e acabou com o “credo” na boca não fosse também a falta de pontaria dos avançados do Vilarinho. O resultado acaba por ser injusto para o FC Vilarinho pelo que fez na segunda parte, merecia pelo menos o empate em que se colocaria justiça no marcador perante um Lousada que só se viu nos primeiros 45 minutos e nos restantes pouco ou nada fez, num jogo pobre na tarde de ontem. Contudo damos os parabéns ao adversário Lousada pela vitória neste jogo.

No próximo Domingo 23 de Dezembro de 2018 a formação Vilarinhense recebe no seu reduto a formação amarantina do AC. Vila Mea para a 17° Jornada do Campeonato, no jogo que será de festa da celebração do 42°Quadragésimo Segundo Aniversário do Futebol Clube de Vilarinho.