Atualidade
Santo Tirso íntegra parceria internacional para promover património têxtil

Projeto CREATEX é desenvolvido no âmbito da ACTE – Associação das Coletividades Têxteis Europeias

Foi oficialmente aprovado, pela Agência Cultural da Comissão Europeia, o projeto Createx – Herança Cultural na Inspiração da Criatividade. O programa, desenvolvido no âmbito da ACTE – Associação das Coletividades Têxteis Europeias, tem como objetivo promover o património têxtil como uma fonte de inspiração para a criação artísticacontemporânea. Os parceiros do projeto são o Município de Santo Tirso, o Museu do Tecido de Prato (Itália), a Academia de Belas Artes de Łódź (Polónia), o Município de Gironella (Espanha) e a Academia Nórdica de Têxteis (Suécia).

No quadro deste projeto, serão desenvolvidos, em Santo Tirso, workshops e residências artísticas, com o objetivo de sensibilizar para a preservação dos arquivos têxteis e para uma reinterpretação criativa do património têxtil. Outra das atividades centrais do projeto refere-se à digitalização de coleções e tecidos têxteis para integrarem o Arquivo Digital, desenvolvido pelo Museu de Tecido de Prato.

No final do projeto, é expectável que os jovens criadores tenham concebido novos produtos e serviços inspirados no património deste setor, desenvolvido as suas competências profissionais e fortalecido o sentimento de identificação com a indústria têxtil. As coleções produzidas pelos criativos de Santo Tirso participarão na exposição final em Łódź, onde serão apresentados todos os trabalhos desenvolvidos pelos designers e criativos de todo o território de intervenção dos cinco parceiros do projeto.

O CREATEX é um dos 29 projetos transnacionais enquadrados no âmbito do AnoEuropeu da Herança Cultural. Esta iniciativa da União Europeia tem como objetivo fortalecer o sentimento de pertença a uma Europa comum, em particular no seio dos jovens.

Sob o lema “A nossa herança: onde o passado encontra o futuro”, o programa incentiva ao desenvolvimento de projetos que descubram na herança comum traços identitários que permitam moldar o futuro. O CREATEX encontra no setor têxtil, onde Santo Tirso desempenhou e desempenha um papel de especial relevância e tradição, a fonte de inspiração para o desenvolvimento da criatividade dos jovens artistas.

O projeto conta com um orçamento total de 330 mil euros, financiados a 60 por cento por fundos europeus através do programa Europa Criativa, e tem como data prevista de término o mês de fevereiro de 2020.