Atualidade
Júlia Ramalho em destaque na Exposição Internacional de Presépios

MOSTRA ESTÁ PATENTE NA CÂMARA DE SANTO TIRSO ATÉ 3 DE JANEIRO

São peças raras de alguns nomes de relevo na criação de presépios que podem ser visitadas Câmara Municipal de Santo Tirso, até dia 3 de janeiro. A XII edição da Exposição Internacional de Presépios foi inaugurada no passado sábado, com uma homenagem simbólica à conhecida ceramista Júlia Ramalho.

PUB.

“Esta é uma exposição de grande significado”, salientou o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, no momento de inauguração da Exposição Internacional de Presépios, salientando a importância de “promover o artesanato” e lembrando que “se trata de uma iniciativa que já faz parte da tradição natalícia do Município”.

PUB.

A diversidade e raridade das peças são, para o autarca, garantias de que “a exposição será um sucesso” algo que, acredita, “só é possível graças ao trabalho da Confraria do Caco”, entidade parceria na organização desta mostra.

A exposição reúne, este ano, mais de 100 peças e presta homenagem a Júlia Ramalho, natural de Barcelos e neta de Rosa Ramalho, também ceramista, que, ao longo de mais de 60 anos de carreira, soma participações em feiras de artesanato nacionais e internacionais. Júlia Ramalho é reconhecida pelo seu trabalho em países como os Estados Unidos e o Japão, onde foi, de resto, objeto de documentário, em 2003.

PUB.

O presidente da Confraria do Caco, José Novais, conduziu a cerimónia de inauguração que contou com a presença dos filhos de Júlia Ramalho e de Cláudia Milhazes, do Museu de Olaria de Barcelos.

Na XII edição da Feira Internacional de Presépios, que está patente no edifício da Câmara de Santo Tirso até 3 de janeiro, os visitantes podem conhecer presépios muito diversificados, em vários tipos de materiais como cerâmica, madeira, couro, azulejaria, granito ou vitral, vindos sobretudo de Portugal, mas também de Itália, Espanha, França e Moçambique.

PUB.

A Exposição Internacional de Presépios pode ser visitada de segunda a quinta-feira, das 10h00 às 22h00, sexta-feira e sábado, das 10h00 às 23h00, e domingo das 10h00 às 20h00. Encerra nos dias 24, 25 e 31 de dezembro.

 PUB.